Técnica Pomodoro: aprenda a usar
Então, tudo começou quando me descobri uma procrastinadora profissional.
A partir daí, eu comecei a estudar e testar técnicas que pudessem me ajudar a colocar em prática a tal da procrastinação produtiva. Algumas dessas técnicas, são Pomodoro, Matriz de Eisenhower e GTD (Getting Things Done).
Hoje, vou falar sobre o que é a técnica Pomodoro, como aplicá-la e qual minha experiência com ela. Vamos juntes?
Esse “pomodoro” é mesmo de tomate, você não está errado. Tomates? Mas o que tomates tem a ver com essa técnica? Então, essa técnica foi inspirada naqueles temporizadores utilizados na cozinha que geralmente são utilizados como marcadores do tempo de cozimento de algum alimento. A técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirillo, no ano de 1980 e é muito utilizada para aumentar produtividade.
Sabido disso, o que é essa técnica? Consiste em dividir seu tempo em intervalos de trabalho e descanso.
Em cada intervalo de trabalho você foca por completo em uma tarefa específica e em cada intervalo de descanso você pode focar em um tipo de descanso específico (por exemplo, alongar a coluna, andar pela casa ou apenas fechar os olhos por alguns minutos). Segue a receita original:
Receita
Ingredientes: um cronômetro, uma caneta, papel e tarefas a gosto
Modo de preparo:
- Junte suas tarefas até formar uma lista.
- Classifique suas tarefas por ordem de importância e reserve.
- Pegue o cronômetro e ajuste para a primeira fatia de tempo (tempo recomendado: 25 minutos).
- Escolha a primeira tarefa da lista.
- Comece a trabalhar nela: foco total até seu cronômetro zerar.
- Caso alguma interrupção que pode ser deixada de lado apareça, não pare o que está fazendo, apenas anote na sua lista de tarefas e volte rapidamente à sua tarefa.
- Ao terminarem o tempo do cronômetro, faça uma marca em sua lista e descanse de 3 a 5 minutos.
- Volte à tarefa que estava fazendo (se ela não terminou), ou comece outra e foque nela, da mesma maneira que fez antes.
- Repita os passos até completar 4 marcas do seu tempo de trabalho.
- Ao completar as 4 marcas, descanse por meia hora.
- Toda vez que uma tarefa for terminada, independente de quantas marcas ela demorou, risque-a da sua lista.
Versão original da técnica:
Fatia de trabalho = 25 minutos
Fatia de descanso = 5 minutos
Após 4 fatias de trabalho (como um tomate), descanse por 30 minutos.
Recomece.
Como começar a aplicar a técnica? Se você nunca fez, comece pela receita original com tarefas mais simples para entender como você reage. Se o tempo original for alto para você manter o foco, por exemplo: preciso manter o foco por 25 minutos e ainda não consigo, tente diminuir a fatia de tempo em 5 minutos (passando a iniciar sua fatia de trabalho com 20 minutos).
Após conseguir aplicar a técnica como ela é, você pode adaptá-la para sua produtividade e seu tempo de foco aproveitando ao máximo da sua dedicação. Por exemplo, já consegui utilizar a técnica e sei que consigo manter o foco por 45 minutos, então minha fatia de trabalho será maior, meu descanso será um pouco maior e as marcas serão menores (tipo 2 marcas ao invés das 4 marcas originais).
Para quem dificuldade em manter o foco, é recomendado: colocar o celular em modo avião, bloquear notificações de aplicativos que geram distração e/ou colocar para tocar músicas que aumentam a concentração (sons brancos, exemplo).
MINHA EXPERIÊNCIA
Eu utilizo a técnica quando:
- tenho tarefas muito urgentes para terminar
- estou com dificuldades de concentração
- estou no auge da procrastinação
Hoje, marco pelo cronômetro do celular (e coloco em modo avião quando o faço), mas já testei algumas ferramentas online para isso: Pomofucus, Tomato Timer, TomatoTimers, The Pomodoro Tracker além existirem também opções de aplicativo para celular. É só buscar “pomodoro timer” e procurar o que te atende melhor.
Eai, gostou? Comenta aqui se já conhecia a técnica e se já utilizava… se não, qualquer dúvida é só chamar e bora vencer a procrastinação e usar tudo que temos a nosso favor!