Representatividade x Representação

Ana Teixeira
2 min readSep 27, 2020

Outro dia recebi uma mensagem de bom dia, desses que recebemos no WhatsApp, e quando vi uma bonequinha preta, eu me senti representada e no mesmo minuto tirei essa foto. Igualzinha né? Independente da minoria, grupo minorizado ou diferença que você tenha, você se sente representado no seu cotidiano?
.

O tal do “REPRESENTATIVIDADE IMPORTA” se tornou uma das frases mais faladas nos últimos anos em lutas de várias minorias e grupos minorizados. Atualmente, é um dos clichês da luta antirracista e feminista, dentre outras. O problema é: usar o termo sem saber seu significado e, principalmente, sem mudar a realidade.

Por exemplo, a representação acontece quando alguém que é faz parte de uma minoria aparece em propagandas, capas e telas. A representatividade significa representar politicamente os interesses de um grupo, classe ou povo — esse é o significado do dicionário.

A representação é importante e a representatividade vai além de ser/estar representado em canais, vagas de emprego, grupos da mídia, jornais, capas de revistas e outros… a representatividade acontece quando pessoas que representam minorias (ou grupos minorizados) estão em espaços de decisão com poder de mudança. Representatividade é representar, estar em posição que tenha poder de decisão e mudar as estruturas que temos para um determinado grupo.

Então, dito isso… eu me coloco na posição de representar dois grupos minorizados na minha área profissional (sou programadora — de forma simples): de ser mulher e ser mulher negra. E isso é papo para outra hora.
Representatividade com representação: é importante pra mim, é importante pra nós… representatividade e aliás, representatividade negra importa e precisa acontecer com mudanças de verdade.

Vídeos e leituras interessantes sobre o assunto… estude e vamos juntes!

Representação e incorporação no movimento negro, Djamila Ribeiro para TV Boitempo
REPRESENTAÇÃO X REPRESENTATIVIDADE: QUAL A DIFERENÇA?, TVE ESAMC São Paulo
Representatividade x Proporcionalidade, Gabi Oliveira ft. Neggata
Quem são suas heroínas? (Representação x Representatividade), Anne Quiangala do Preta, Nerd & Burning Heell
Vamos construir nossas referências?, por Gabi Oliveira
Photo by Mattia Faloretti on Unsplash

--

--