Qual o seu maior desafio no mundo da tecnologia?

Todos temos um desafio não-falado, qual o seu?

É sabido que a ONU (Organização da Nações Unidas) estabeleceu a pandemia como o maior desafio vivido pela humanidade desde a Segunda Guerra Mundial. A tecnologia já era parte da nossa evolução como humanidade e todos os dias tem se reafirmado como protagonista das principais mudanças junto ao isolamento social.

Muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto e muitas pessoas empreendedoras precisaram refazer seu modelo de negócio para atender ao trabalho remoto. Escolas, universidades, prestadores de serviço precisaram transformar rapidamente em serviços digitais. Encontros de todo tipo passaram a ser totalmente virtuais. Quem não estava preparado a lidar com a tecnologia, teve que se adaptar rapidamente para atender as suas demandas.

Alguns desafios que tinham menos prioridade antes passaram a ser parte do cotidiano e essencialmente importantes, alguns exemplos são: conexão de rede (boa qualidade de internet, pagar por um serviço nunca existente na sua região), computadores capazes de utilizar todas as ferramentas que você precisa (pouca memória, processadores fracos, softwares mais exigentes), proteção de dados (além disso, proteção da sua vida pessoal e espaço) e outras coisas que para quem trabalha com tecnologia desde sempre, eram desafios normais.

Com certeza você conhece alguém que é formado num curso que foi totalmente realizado via EAD (educação às distância) e hoje não consegue se adaptar à utilizar e-mail e aplicativos de mensagem instantânea. Ou alguém que já usava bancos digitais, utiliza o tal do Pix diariamente, já estava inserido nas mensagens instantânea e outras redes, mas ainda não se adaptou às lives e chamadas de vídeo. Ah, e também tem aquela pessoa de tecnologia, que nunca pensou na segurança dos dados e na infraestrutura porque estava fisicamente numa estrutura totalmente garantida pela empresa. Esses são alguns casos que eu tenho observado perto de mim e acredito que você também tem algum caso desse perto de você.

Compartilho então, duas coisas que tenho aprendido com isso. A primeira é que tudo precisa ser RE-priorizado. Na prática, não conseguimos aprender muito ao mesmo tempo — precisamos fazer uma coisa OU outra, muitas vezes aprendemos mais pela repetição do que pelo realmente entender o que foi feito — exemplo: OU você aprende uma nova ferramenta que com certeza vai resolver seu problema OU você se adapta a usar ‘mais ou menos’ alguma coisa que já conhece; OU você prioriza aprender usar o aplicativo do banco (já que seu dinheiro está ali) e não tem outra opção OU você aprende a usar as redes sociais (mesmo você podendo ligar diretamente para as pessoas do seu círculo mais próximo); e ainda OU você aprende a proteger seus dados antes dos problemas de segurança OU você aprende a proteger seus dados depois de um ataque de segurança… e por aí vai.

E a segunda é que temos valores e habilidades que somos melhores ou piores que nos direcionam a adaptar rapidamente à tecnologia ou não — por exemplo, a necessidade de entrar em contato com sua família que não se encontra pessoalmente mais te faz aprender e encontrar formas gratuitas de fazer boas chamadas de vídeo; sua habilidade para organização e pesquisa, te traz facilidade em aprender coisas novas e dividir com seu time; e outras questões que envolvam reutilizar uma capacidade que você já possui ou resolver rapidamente uma necessidade sua faz com que você adapte-se com mais eficiência.

E ai eu te pergunto, qual o seu maior desafio no mundo da tecnologia, hoje?

Imagem criada por mim para publicar no meu perfil @acrispteixeira com a pergunta: qual o seu maior desafio no mundo da tecnologia?

Algumas pessoas estão começando a migrar para o trabalho remoto agora e outras já estão trabalhando remotamente há mais de um ano. Tenho ajudado colegas de trabalho e aprendido muito sobre algumas questões sobre a tecnologia que antes, por não usar tanto, não me afetavam… por exemplo, novas ferramentas para vídeo chamada, configuração de vídeo e áudio do meu computador e celular, configuração de notificações e aplicativos que compartilham solução desktop e mobile… dentre outros. Hoje, tenho alguns desafios com a vida online e a tecnologia, alguns deles são:

1- estudar tecnologias que utilizo no meu trabalho — estudar a evolução das tecnologias que eu trabalho ou acompanhar o que está novo dentro da minha área de atuação, tem sido um desafio absurdo

2- conseguir acompanhar as atualizações das funcionalidades das ferramentas que utilizo há muito anos (por exemplo, ferramentas da Google, Zoom, Slack e outras) — eu sou a pessoa que comenta: “nossa, gente, atualizou o e-mail aqui” e já tem 2 semanas que aconteceu… eu já estou saturada de algumas tecnologias e isso dificulta ver algumas atualizações — ou é só o problema da atenção plena mesmo ~risos.

3- conseguir separar o online do offline — mais que nunca, sinto que estou sempre online e tem sido difícil desligar e descansar, por isso tenho buscado ainda mais cuidar da minha saúde mental e rotina de autocuidado

Aproveita esse espaço e me conta, qual tem sido o seu desafio no mundo da tecnologia.

--

--

👩🏿‍💻 🖤 💪🏾 ✨

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store