O poder da mentoria em tecnologia

Para qualquer nível.

Photo by Drew Beamer on Unsplash

A mentoria tem um poder enorme na vida das pessoas, pelo simples fato de trazer inspiração para continuar traçando um caminho. Ela pode acontecer numa conversa no elevador, numa caminhada para almoçar, numa chamada de vídeo rápida para pedir ajuda… ela pode ser apenas um momento de conexão que vira uma chave de esclarecimento na mente de quem está envolvido na conversa que faz com que essa chave dê gás para seguir por muito e muito tempo.

Desde quando iniciei minha jornada na computação, em 2011, eu tentei buscar um mentor ou uma mentora. Não tive muito sucesso, muitas tentativas falhas, muitos “nãos”. Eu não tinha nenhuma referência na época — nem na computação nem na tecnologia. Quando busquei mentores, eu busquei qualquer pessoa da minha área que estivesse disposto a me ensinar algo ou a me mostrar pelo menos o que não fazer para atingir um objetivo. Não encontrei isso no começo, então insisti em criar minha própria referência — em alguns momentos, me fechei mesmo da comunidade porque “muito ajuda quem não atrapalha”.

Hoje, consigo compartilhar com você minha experiência com mentoria, porque estou sendo mentorada por homens e mulheres muito capacitados das redes de apoio que participo e por mulheres incríveis que trabalharam e trabalham comigo. Consigo compartilhar a importância da mentoria porque me coloquei disponível em vários projetos voluntários para comunidade para ensinar quem ainda não está no mesmo nível que eu — principalmente em projetos de inclusão. Esse tipo de mentoria me trouxe uma visão ainda maior do mundo da tecnologia além de andar junto com o meu maior valor: compartilhar conhecimento. Aprendo quando ensino, ensino quando aprendo e isso é intransferível.

Só recentemente que entendi que a mentoria tem como foco fomentar um processo de descoberta e aceleração — na maioria das vezes, de carreira. E não tem como objetivo ser quem faz algo para você. Entende-se que quem será a mentora, tem mais de experiência que a mentorada. Então, é criada uma estrutura de mentora-mentorada que pode ser enorme, tendo em vista que não só uma especialista pode ser mentora. Pode acontecer uma mentoria entre pessoas de níveis intermediários para iniciantes, de avançados para níveis intermediários e assim por diante — algo do tipo escada e quando você sobe, você trás outro. E sim, é algo utópico, mas pra mim: é o ideal para conseguirmos trazer outras mulheres.

Quando se encontra um ponto de referência naquilo que você quer como objetivo de vida, fica menos doloroso de seguir no seu caminho. Em tecnologia, quando se encontra um grupo de apoio para te acolher — seja sendo pato de borracha, te mostrar onde poderia ter sido melhor ou apenas saber que você está é parte de uma comunidade — o caminho na tecnologia fica menos complicado. A comunidade no Brasil, ainda é pequena e por isso, se dermos algumas voltas, voltaremos no mesmo grupo de pessoas. Por isso, é ainda mais importante a mentoria: melhoria contínua na própria comunidade, crescimento e evolução.

A tecnologia como meio e a computação como ferramenta para fazer a tecnologia acontecer tem muito a se aprender. Me disponibilizo a atender gratuitamente pessoas que estão começando na área — dividir o que já aprendi e te ajudar a encontrar um norte no seu caminho, agende seu horário comigo aqui.

--

--

👩🏿‍💻 🖤 💪🏾 ✨

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store