Matriz de Eisenhower: como utilizar

matriz de ahy-zuh n-hou-er / ˈaɪzɪnhaʊər

Photo by Aman Upadhyay on Unsplash

Como uma matriz mesmo, a matriz de Einsehower divide as tarefas em quatro categorias auxiliando a priorização de forma mais produtiva. Então, o que é essa técnica? É uma ferramenta que divide as tarefas em quatro quadrantes de prioridade.

QUAL O OBJETIVO? O objetivo é que a lista esteja em constante mudança porque a medida que você vai terminando as tarefas de cada quadrante, as tarefas mais prioritárias vão se atualizando.

A visualização de prioridades é muito mais clara e a técnica pode ser combinada com outros métodos, como pomodoro para gerenciar melhor o tempo investido em cada tarefa.

Antes de ver a matriz, qual a diferença entre IMPORTANTE e URGENTE?

  • Tarefas importantes estão relacionadas aos objetivos ou metas, por exemplo desenvolver um projeto, estudar um conteúdo específico. Se essas tarefas não acontecerem ou não tiverem um prazo já definido, poderão se tornar urgentes.
  • Tarefas urgentes estão relacionadas aos objetivos ou metas que possuem um prazo forte, por exemplo: marcar uma consulta médica, fazer uma inscrição. Se essas tarefas não acontecerem dentro daquele prazo podem não acontecer mais ou não acontecerem da melhor forma.

EXEMPLO DE MATRIZ DE EISENHOWER

Por quadrante, temos:

  1. [É IMPORTANTE, MAS NÃO URGENTE]: você deve decidir quando fazer
  2. [É IMPORTANTE E URGENTE]: você deve fazer imediatamente
  3. [NÃO É IMPORTANTE NEM URGENTE]: você deve fazer mais tarde
  4. [URGENTE, MAS NÃO IMPORTANTE]: delegue para outra pessoa fazer
exemplo criado por mim — imagem autoral

Esse tipo de técnica é mais aplicável num contexto profissional, mas nada impede de ser feita uma versão adaptada para sua vida pessoal.

Eai, gostou? Comenta aqui se já conhecia a técnica e se já utilizava… se não, qualquer dúvida é só chamar e bora vencer a procrastinação e usar tudo que temos a nosso favor!

--

--

👩🏿‍💻 🖤 💪🏾 ✨

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store