Método GTD: a arte de fazer acontecer

Photo by Donald Giannatti on Unsplash

Semana passada comecei uma tentativa de série, mostrando como aplicar a técnica de pomodoro, neste texto, mencionei a GTD (getting things done) como uma das técnicas para aumentar a produtivade de driblar o desafio da procrastinação.

Então, vamos juntes!

O QUE É

É uma ferramenta que te ensina a usar o tempo de maneira mais eficiente.

O método mostra como otimizar o seu tempo disponível e por isso gera a sensação de quase colocar horas a mais no seu dia.

A sigla GTD vem do inglês: getting things done e referencia a metodologia de David Allen ensinada em sua obra “A arte de fazer acontecer” (resumo e mais sobre a metodologia).

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

A metodologia se baseia em 5 fases:

  1. Capturar: tirar todas as ideias da cabeça (todas mesmo) e colocar num lugar mais confiável — exemplo: Google Keep, bloco de notas ou até uma agenda física.
  2. Processar: analisar cada ideia capturada e decidir o que fazer com ela. Cada ideia pode demandar, ou não, uma ação. Caso a ideia demande uma ação você irá colocá-la na lista de tarefas (como uma nova tarefa) devendo já realizar a tarefa (se for rápida) ou agendar/delegar realização da mesma. Caso a ideia, não demande ação: você precisa decidir se irá descartar a ideia ou colocá-la em outras novas listas: a lista de referências (tudo que você deseja guardar pro futuro) e a lista de “talvez” (ideias que você não tem prazo definido para realizar).
  3. Organizar: organizar as tarefas que surgiram das ideias capturadas de acordo com os respectivos contextos (exemplos de contexto: trabalho e pessoal), dessa forma, será mais fácil identificar e verificar o que precisa ser feito em casa contexto.
  4. Revisar: fazer uma revisão periódica (no começo, recomenda-se uma revisão diária) de todas suas tarefas, compromissos e projetos organizados.
  5. Fazer: essa é a fase de colocar em prática o que você colocou na agenda e já capturar as próximas ideias (caso existam). Esse é o AGORA!

COMO APLICAR

  • Estude mais sobre a metodologia antes de começar
  • Entenda qual complexidade da metodologia você quer utilizar (GTD pode ser aplicada em todos os contextos, compromissos e até projeto de vida e valores)
  • Entenda suas fases para aplicar na sua rotina (ou no contexto que preferir)
  • Teste a metodologia
  • Pratique as fases
  • Empenhe-se para ter disciplina e se habituar

Eai, gostou? Comenta aqui se já conhecia a técnica e se já utilizava… se não, qualquer dúvida é só chamar e bora vencer a procrastinação e usar tudo que temos a nosso favor!

--

--

👩🏿‍💻 🖤 💪🏾 ✨

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store