Como cuidar da sua saúde mental e evitar o esgotamento

Ana Teixeira
2 min readJul 20, 2021

4 dicas TESTADAS & VALIDADAS por mim para cuidar da sua saúde mental!

Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Hoje conversei com duas pessoas que vieram de áreas e histórico completamente diferentes e uma das coisas em comum entre elas além de me procurar para conversar sobre tecnologia e bem-estar foi ter sofrido com a Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio mental causado pela exaustão extrema. Hoje, é um dos maiores problemas enfrentados entre profissionais da tecnologia e pode afetar qualquer pessoa. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e pode afetar toda a vida de uma pessoa não só seu desempenho no trabalho.

Dentre seus sintomas, que podem ser físicos ou psicológicos, existem o cansaço mental e físico excessivos, insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade e agressividade, lapsos de memória, baixa autoestima, dentre outros.

ATENÇÃO: o diagnóstico dessa síndrome é realizado por meio de uma consulta médica com um psicólogo ou um psiquiatra.

Compartilho então 4 dicas que eu realmente coloco em prática que me ajudam a cuidar da minha saúde mental e que podem funcionar para você:

1 — priorize suas tarefas e respostas: silenciar grupos e notificações de aplicativos, preferir responder o que (ou quem) que agrega e escolher as tarefas mais necessárias são formas de diminuir as distrações e estímulos desnecessários ao longo do dia.

2 — defina horárias para suas tarefas diárias: ter uma rotina, mesmo que altamente variável, te ajuda a controlar seu limite e próprio senso de urgência e pressa.

3 — procure ajuda sempre que precisar: seja para completar uma tarefa ou para conseguir descansar. Se você não pedir ajuda, ninguém vai adivinhar que precisa te ajudar. Peça ajuda sempre que precisar e terá sucesso ao dividir sua carga com sua rede de apoio.

4 — reconheça seu limite e saiba quando parar: admita que você chegou ao seu limite e realmente pare. Descanse.

Imagem autoral @acrispteixeira

Compartilhe esse post com alguém que precisa lembrar como cuidar da saúde mental!

A tecnologia como meio e a computação como ferramenta para fazer a tecnologia acontecer tem muito a se aprender. Me disponibilizo a atender gratuitamente pessoas que estão começando na área — dividir o que já aprendi e te ajudar a encontrar um norte no seu caminho, agende seu horário comigo.

--

--